Licenciamento


Consiste na emissão de um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, também chamado de CRLV. Esse documento é de porte obrigatório, ou seja, deve estar sempre em poder do condutor, e permite a circulação do veículo em território nacional.

É muito importante verificar o calendário específico para o Estado em que está registrado o seu veículo. O período de licenciamento vai de abril a dezembro, de acordo com o final da placa.

> Veja a seguir o calendário para licenciar veículos
automotores, reboques e semi-reboques no Estado
de São Paulo (o prazo é até o último dia útil de cada mês):

Final de placa 1 –Abril
Final de placa 2 – Maio
Final de placa 3 – Junho
Final de placa 4 – Julho
Final de placa 5 e 6 – Agosto
Final de placa 7 – Setembro
Final de placa 8 – Outubro
Final de placa 9 – Novembro
Final de placa 0 – Dezembro

> Para caminhões, o pagamento para qualquer final de placa pode ser feito a partir de setembro, segundo o calendário abaixo:

Final de placa 1 e 2 – Setembro
Final de placa 3, 4 e 5 – Outubro
Final de placa 6, 7 e 8 – Novembro
Final de placa 9 e 0 – Dezembro

Se o licenciamento não for realizado até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Todos os veículos devem ser licenciados anualmente sob pena de incorrer em infração gravíssima com 7 pontos na carteira e com multa de R$ 191,54.
Lembrando que o comprovante de pagamento da taxa do licenciamento não substitui o CRLV, sendo assim, se o condutor não estiver de posse do documento, ele estará sujeito as penalidades legais.