Confira a situação do seu veículo antes de sair de casa para evitar imprevistos

Vai pegar estrada? Faça esse checklist e viaje tranquilo!

É comum, ao nos organizarmos para viajar, acabarmos negligenciando o mais importante: nosso meio de transporte.

Vai pegar estrada ou costuma viajar com frequência? Então é fundamental tirar um tempinho para verificar a situação do seu carro antes de sair de casa!

Pensando na sua segurança, nós, da Autoescola Lottus, fizemos esse checklist para que você possa curtir sua viagem com tranquilidade. Confira a seguir:

1. Combustível

É fundamental dar preferência por abastecer seu carro em postos de combustível de sua confiança, para evitar adulterações que podem danificar o seu motor.

Evitem também deixar seu combustível parado, pois ele pode “envelhecer” com o tempo. Faça sempre uso de combustíveis limpos!

2. Verificação de óleo e filtro

Faça a verificação do nível de óleo e do filtro com frequência. Um veículo quando mal lubrificado pode trazer graves danos ao motor.

Vá até o posto de combustível e confira se está tudo correto. Caso não esteja, essas são questões fáceis de se resolver, porém quando solucionadas podem evitar problemas mais graves ao seu veículo.

Lembre-se de fazer a troca consciente, dando preferência por locais apropriados, que façam a coleta ecológica do óleo usado sem descartá-lo no meio ambiente.

3. Freios

Níveis de fluído de freios baixos e/ou pastilhas gastas são problemas graves, por isso é extremamente importante que também sejam verificados com frequência, uma vez que dirigir sem freio em uma rodovia ou em qualquer outro lugar pode trazer graves consequências.

Ruídos, pedal duro ou demora na frenagem são sinais de que seu carro deve ser verificado o quanto antes. Freios são fundamentais para a sua segurança e dos demais passageiros do automóvel.

4. Revisão dos pneus

Pneus trocados ou alternados no momento certo também são de extrema importância, uma vez que fornecem maior atrito com o chão e garantem também mais segurança a todos os passageiros.

Verificar a situação dos pneus é um dos itens mais importantes para viajar com segurança

É fundamental que todos os pneus do automóvel estejam em condições adequadas para assegurar a estabilidade do veículo.

O mesmo vale para a calibragem, balanceamento e alinhamento, que devem ser feitos em dia.

5. Lâmpadas dos faróis

Viagens exigem faróis ligados para melhor iluminação e visualização da rodovia e de outros automóveis.

As lâmpadas são essenciais ao frear e ao dar a seta, uma vez que são uma forma de comunicação e sinalização com os demais veículos, evitando, assim, que ocorram acidentes.

6. Limpador de para-brisa

Em dias com muita chuva é difícil ter uma boa visão da estrada.

Garanta que seu limpador de para-brisas esteja funcionando bem caso pegue chuva durante o caminho

Por isso, é essencial que o limpador de para-brisa esteja funcionando perfeitamente ao realizar viagens. Cheque-o constantemente para evitar qualquer imprevisto.

7. Demais itens portáteis

Caso ocorra algum imprevisto durante o seu trajeto (como a necessidade de trocar algum pneu, por exemplo) é ideal ter à mão os instrumentos adequados para isso, tais como a chave de roda, macaco e um pneu estepe.

O triângulo é um objeto sinalizador, e serve tanto para a sua própria segurança quanto a de outros veículos. Ele serve para que você e seu carro sejam vistos à distância quando precisarem parar na estrada por algum motivo, e também é fundamental que você o tenha sempre à mão durante suas viagens.

Após ter conferido todos os itens da checklist, agora é só botar o pé na estrada e viajar com tranquilidade e segurança. Boa viagem!

Compartilhe este artigo