Pular para o conteúdo

Saiba mais sobre a importância do licenciamento

O licenciamento de veículos é um procedimento burocrático que determina se o seu veículo está apto para rodar de acordo com o determinado em seu registro.

Esse procedimento é obrigatório porque mostra que o veículo pode circular pelas vias, atestando que o automóvel encontra-se em conformidade com as normas de segurança e ambiental para o setor automotivo.

Isso na prática não acontece, pois, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), cujo porte é obrigatório ao condutor, não está vinculada a uma inspeção rigorosa do automóvel na maioria dos municípios brasileiros.

Como obter o licenciamento?

Na compra de um carro novo, o primeiro documento a ser pago é o licenciamento, antes mesmo até do emplacamento em determinados casos.

Nos seguintes anos, a taxa é cobrada de acordo com as regras do DETRAN de cada estado. A taxa do licenciamento pode ser paga aqui no Despachante Lottus.

É fundamental que o licenciamento esteja sempre em dia, uma vez que a falta de pagamento pode deixar o veículo irregular, gerando a apreensão do mesmo.

Quanto custa?

O valor da taxa de licenciamento geralmente varia em cada estado do país.

O preço pode variar bastante de lugar para lugar. Em determinados lugares, é possível que a taxa alcance o dobro do preço em relação a outros localizações.

Quais as consequências de não pagar essa taxa?

Sim! O licenciamento atrasado pode trazer vários tipos de problema ao dono do veículo.

A inadimplência com relação ao licenciamento pode levar à apreensão do automóvel e, consequentemente, ao desconto de pontos na carteira (7 pontos, infração gravíssima).

Em casos de apreensão, só é possível retirar o veículo após a quitação total de todas as dívidas (inclusive a multa que a apreensão gera).

Qual a importância do licenciamento?

Esse procedimento garante a segurança e o bem-estar para o proprietário do veículo, evitando a apreensão do mesmo e consequentes multas.

É essencial, também, circular em seu veículo com o documento do licenciamento já pago em mãos. Não tomar essa providência também pode te trazer problemas, como o desconto de 3 pontos na CNH, apreensão do automóvel e multa pela retirada do mesmo.

Qualquer problema com o licenciamento do seu veículo, entre em contato com nosso escritório de despachante para te ajudarmos a solucioná-lo.